COMPLIANCE
O QUE É COMPLIANCE?
Compliance é uma estrutura corporativa de backoffice (retaguarda) para gestão de riscos, que a partir de um cenário de risco futuro, auxilia a empresa e seus gestores, a prevenirem, detectarem e mitigarem práticas de ilícitos, fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, as quais podem resultar na aplicação de multas, indenizações e até mesmo prisão. As obrigações de compliance não nascem necessariamente de uma norma, mas do risco como fator principal.
O Programa de Integridade (Compliance) auxilia na boa imagem e reputação da empresa, e na disseminação da cultura corporativa voltada para as boas práticas, construindo um ambiente mais ético, íntegro, seguro e transparente.
Para tanto é fundamental que se faça uma avaliação de riscos adequada, conhecendo profundamente a empresa, o mercado e setor que atua e as normas que regem sua atividade econômica.
Implantamos Programas completos de Integridade (Compliance), tanto na esfera pública como privada, através de processos adequados à realidade de cada empresa, órgão ou entidade.
O trabalho desenvolvido pela OLIANZ observa as diretrizes e orientações para execução de todos os pilares do Compliance:
- Compromisso da Alta Administração e Gestores;
- Assessement/Levantamento, Mapeamento, Análise e Avaliação dos Riscos;
- Código de Conduta e Políticas;
- Controle Interno;
- Treinamento e Comunicação;
- Due Diligence;
- Investigações Internas;
- Canal de Denúncias;
- Auditoria e Monitoramento;
- Diversidade e Inclusão (D&I).
PILARES DO PROGRAMA DE COMPLIANCE
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A governança corporativa pode ser definida como o sistema de regras e regulamentos que determinam como as empresas são dirigidas e administradas. Ela envolve a estruturação do relacionamento entre partes interessadas, como sócios, diretores, conselho de administração, comitês, grupos de auditoria e controle, além da prestação de contas e transparência da gestão.
O principal objetivo é o desenvolvimento da qualidade da gestão da empresa e sua prosperidade. Isso é feito com o estabelecimento de regras que minimizam os riscos causados pela centralização do poder de decisão.
Os mecanismos de governança corporativa fazem com que a gestão sempre trabalhe para os objetivos da empresa, evitando conflitos de interesse.